Governador Celso Ramos
Conheça a história de Governador Celso Ramos e confira fotos da nossa praia.
Governador Celso Ramos é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. A sua população é de 13.655 habitantes, de acordo com as estimativas do IBGE em julho de 2013. Possui a economia concentrada na pesca e no turismo, que é elevado no verão, com destaque para as suas mais de 30 praias, baías e penínsulas, além de belas reservas ecológicas. O município também é conhecido por promover a Farra do Boi, que consiste numa tauromaquia, espécie de tourada, onde o animal é solto pelas ruas da cidade e é perseguido até o dia amanhecer, lembrando um pouco das tradições dos países Europeus. A brincadeira é um ritual que faz parte da cultura açoriana a qual tentam manter viva para preservar suas origens, apesar de ser considerada uma prática criminosa de acordo com as leis nacionais.
HISTÓRIA
A colonização da região do atual município de Governador Celso Ramos começou no século XVIII, com a chegada de imigrantes açorianos, atraídos pela pesca da baleia, dando origem à Armação da Piedade. Como esta não oferecia condições para o desenvolvimento, os seus habitantes transferiram-se para a localidade de Ganchos, onde hoje está a sede do município.
O território do atual município pertenceu a Biguaçu até 6 de novembro de 1963, quando foi oficialmente desmembrado. A partir de 12 de maio de 1967 passou a se chamar Governador Celso Ramos, em homenagem a Celso Ramos, ex-governador do estado de Santa Catarina.[5]
As igrejas sempre foram ponto de encontro da comunidade que, além do culto, discutia formas de se defender dos indígenas.